terça-feira, 5 de março de 2019

Maratona do Oscar: Parte 1

(Green Book, o Guia; A Forma da Água; Moonlight; Spotlight - Segredos Revelados; Birdman, ou a Inesperada Virtude da Ignorância)


Eu e o meu namorado Daniel nos conhecemos no ano passado. Entramos no curso intensivo de alemão da USP para Básico 3 na segunda semana de fevereiro. No fim da primeira semana estudando juntos, eu constatei que estava apaixonada, como nunca! Portanto, na semana seguinta, a vida seguiu o curso natural dela e nós começamos a sair. Então quando teve o Oscar de 2018, nós nem namorávamos oficialmente. A gente saiu num domingo à noite para a Avenida Paulista para assistir o espetáculo Carmen (e não peça, segundo meu professor de teatro) no MASP. 
Quem me conhece sabe que ir ao teatro no domingo à noite é algo muito atípico, o que comprova minha forte paixão pelo Dan. Depois disso, fomos beber uma cervejinha e comer um delicioso hambúrguer na Augusta, no bar Ibotirama, e então descobrimos que era noite do Oscar e que estava tendo a cobertura pelo Choque de Cultura. Corremos para a casa dele para poder assistir.

Os nossos estilos, não só de filme, mas de vida, são muito diferentes um do outro. Só pra dar uma palhinha, o diretor favorito do Daniel é o Woody Allen, enquanto eu tenho uma tatuagem igual à do Dolph Lundgren no filme Os Mercenários. Isso acho que já deixa claro nossa divergência cult x mainstream. Mas isso não nos impediu de iniciarmos nossa Maratona do Oscar, nem de continuar o namoro. 

A Maratona do Oscar consiste em assistirmos todos os filmes que ganharam o Oscar de Melhor Filme. Só que começamos de trás pra frente, ou seja, com a Forma da Água. Resolvi que seria uma boa compartilhar nossas opiniões  aqui. As notas vão de 1 a 5. Sintam-se livres para comentar o que acharam também dos mesmos filmes. Só não critiquem Senhor dos Anéis, porque aí alguém pode sair machucado.

Filme: Green Book, o Guia
Opinião da Anna: Oscar merecidíssimo! Porque aqui a gente não vai só dar a crítica. A gente vai enaltecer também. Inconformada que o Oscar de melhor ator não foi do Viggo. 
Nota: 4,5
Opinião do Daniel: Bem melhor do que Bohemian Rhapsody.
Nota: 4
Média Final: 4,25

Filme: A Forma da Água
Opinião da Anna: Tudo estava indo bem, de certa forma, até que ela resolveu dançar com o Peixe. PEIXE NÃO DANÇA. Mesmo que tenha sido na imaginação, tirou qualquer seriedade do filme. E outra: como você consegue entrar em uma relação com alguém que pode vir a comer seus pets? Assim não dá! Nada saudável. O Oscar podia ter ido pra Corra!, que foi bem mais terror e muito mais interessante.
Nota: 2
Opinião do Daniel: Uma merda, um lixo, não devia existir!
Nota: 0
Média Final: 1

Filme: Moonlight
Opinião da Anna: Não gosto de filme assim. Muito sério, muito real e não gosto de ter de pensar. Prefiro comédia, tipo As Branquelas, que infelizmente não levou nem um Oscar de Melhor Maquiagem. Mas tenho que reconhecer que é um bom filme. E depois de ter assistido A Forma da Água, esse foi muito melhor.
Nota: 3,2
Opinião do Daniel: Bom filme! Bonito. Só.
Nota: 2,5
Média Final: 2,85

Filme: Spotlight - Segredos Revelados
Opinião da Anna: Por ter sido criada como católica, esse filme, apesar de não ser ficção [que é um erro], já foi bem mais interessante para mim. Faltou muita emoção, cor, ação, faltou muita coisa... Mas tem Rachel McAdams e Michael Keaton, que são atores que gosto. 
Nota: 3,2
Opinião do Daniel: Que filme é esse mesmo? Ah! Bom documentário.
Nota: 2,2
Média Final: 2,7

Filme:  Birdman, ou a Inesperada Virtude da Ignorância
Opinião da Anna: Esse eu assisti no cinema. Mais uma vez Michael Keaton. Não entendi nada! Mas é bem dinâmico e achei a atuação excelente. Será que o filme é só um retrato da vida do Michael Keaton pós-sucesso com o Batman? Ou era uma prévia dele como o Abutre? Não. Mas vale a reflexão. Uma teoria que gostei que fizeram desse filme é que no final, quando vão visitá-lo no hospital, ele morreu de verdade e é tudo coisa da imaginação dele pré-morte. E que quando a filha olha pela janela, ela vê o meteoro chegando, aquele que aparece em várias partes do filme, para destruir a humanidade. Da hora. 
Nota: 4
Opinião do Daniel: [Depois de batucar na mesa por 2 minutos incessantemente] Não sei.
Nota: 2
Média Final: 3

Vencedor da rodada: Green Book, o Guia
Perdedor da rodada: A Forma da Água

Fica aí meu convite para os outros blogs que me seguem fazerem o mesmo!



10 comentários:

  1. Meu namorado é crítico de cinema e inclusive já foi pago por isso então estou virando a chata do rolê por culpa dele. Eu achei Green Book um filme ok que não deveria nem ter passado na porta do Oscar ainda mais considerando os concorrentes. Eu AMO Guillermo del Toro e por ele defendo até zoofilia (aquelas), sou apaixonada por A forma da água, acho uma aula de cinema e (modo Maurilio dos anjos ativado) blábláblá. Moonlight é lindo e mereceu cada prêmio que ganhou. Spotlight e Birdman eu dormi. Acho que a gente dificilmente vai concordar no assunto cinema hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem deveria ter ganhado o Oscar 2019 na sua opinião?

      Excluir
    2. Pra mim tinha que ser Roma, que eu entendo que é um filme mais denso e não é pra todo mundo mesmo e tudo bem. Por esse motivo eu sabia que não ia rolar melhor filme pra Roma, então estava torcendo pra Infiltrado na Klan que é um PUTA filme, um soco no estômago, atuações primorosas e extremamente bem feito nos quesitos técnicos também (som, montagem etc). Além disso a academia tá devendo pro Spike Lee faz tempo. Pena que não foi dessa vez (pelo menos rolou melhor roteiro adaptado).

      Sobre melhor ator: amo o Viggo mas ele tava parecendo um italiano clichê de desenho animado. Ainda assim era melhor o Oscar ter ido pra ele que pro Rami Malek, deos me livre aquele Freddie Mercury magrelo de dentadura que ganhou Oscar fazendo lipsync.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sim!!! Concordo plenamente com o melhor ator. Nada a ver!!
    Gostei muito do Green Book, ansiosa para ver os outros filmes. Roma já vi. Achei muito bom e achei que ia levar também. Mas não me incomodei com Green Book vencendo :)
    Achei demais o Viggo s2 mesmo assim

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Favor não falar comigo antes de assistir free solo - o documentário que levou o oscar e minha eterna admiração por alex honnold.

    Vinicius Malmonge

    ResponderExcluir
  5. Não tenho capacidade de discutir sobre filmes, mas amei os posts...rs comecei lendo a parte 2! Acho que assisti apenas uns 2 filmes desses todos, acredita!?

    ResponderExcluir
  6. Birdman eh sensacional. Forma da agua é um dos filmes mais chatos q eu já vi na vida. Só posso comentar desses dois e gostaria de só poder comentar Birdman, mas vou ver o Greenbook os outros to forissima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Eu gostei muito do Birdman apesar de não saber o que fazer com o conteúdo que me ficou na cabeça. HAHAHAHA.
      Forma da água é muito tosquice! E tava com altas expectativas. Achei estranho. Jacaré não ouve jazz.

      Excluir